Quem resiste à comida japonesa porque acha que ela se resume a peixe cru não sabe o que está perdendo. Basta experimentar os robatas (o nome significa "em torno do fogo"), a versão oriental do nosso popular churrasquinho. A diferença é que tudo pode ir para o espeto: desde as carnes e peixes mais comuns até legumes como abobrinha, berinjela, cogumelos e brócolis. E o sabor também é muito especial, graças aos molhos variados, à base de shoyo e temperos exóticos.
Confira a receita de robata de legumes. Não dá para ser mais fácil: é só cortar o legume de sua preferência, colocar no palito e se deliciar com os molhos.
1/2 berinjela média
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão amarelo
1/2 pimentão verde
1/4 de abobrinha
2 cebolas pequenas semicozidas
2 colheres (sopa) de azeite
1 dente de alho espremido
1/4 colher (chá) de orégano
1 pitada de sal e pimenta do reino a gosto
1/2 xícara de purê de tomate
1/4 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de suco de limão
Corte as berinjelas em cubos de três centímetros e as abobrinhas em pedaços de dois centímetros. Coloque tudo numa panela com água e sal e cozinhe até que as berinjelas comecem a amaciar. Corte os pimentões em pedaços de dois centímetros.
Faça o molho, misturando o azeite, o alho, o orégano, o sal e a pimenta e cozinhe mexendo por cinco minutos. Junte o purê de tomate, o açúcar e o suco de limão. Deixe cozinhar em fogo baixo por mais três minutos. O molho está pronto.
Monte os espetinhos alternando os ingredientes. Grelhe na chapa, virando de vez em quando, e regando com o molho até as pontas começarem a tostar. Coloque o molho restante sobre os espetinhos e sirva.