Vinhos e doces nem sempre formam uma combinação óbvia. Você sabe qual tipo de vinho francês escolher para acompanhar um pedaço de bolo de chocolate? E para uma porção de sorvete, qual a opção mais indicada?
O master sommelier Vincent Gasnier dá a dica: para sobremesas, é recomendável escolher um vinho mais doce. Além disso, pode-se optar por um vinho com teor alcoólico ligeiramente mais elevado do que o que encerrou a refeição. As sobremesas de sabor intenso combinam muito bem com a potência dos fortificados.
As recomendações sobre como escolher os melhores vinhos franceses para acompanhar sobremesas estão no guia "Top 10 Vinhos - França", editado no Brasil pela Publifolha.
O livro integra a série "Top 10 Vinhos", que tem ainda os volumes "Top 10 Vinhos - Itália" e "Top 10 Vinhos - Estados Unidos e Canadá". Cada guia tem 160 páginas e apresenta recomendações práticas para degustar os melhores vinhos. Vicent Gasnier elege os 10 melhores tintos, 10 brancos mais indicados, 10 vinhos para o dia-a-dia, 10 para a sobremesa e revela 10 segredos bem guardados para que o leitor possa ter informações para fazer a melhor escolha.
Veja abaixo quais são os vinhos franceses recomendados por Vincent Gasnier para acompanhar sobremesas.
vinhos franceses a gosto
Bolo de chocolate: a escolha do vinho depende da qualidade e da riqueza do chocolate. As notas de laranja em certos moscatéis funcionam bem às vezes.
Bolos e tortas de fruta: escolha um vinho baseado no sabor dominante - geralmente, o da própria fruta.
Crème brûlée: o clássico Sauterne, mas a maioria dos vinhos doces dá conta.
Frutas: existe boa variedade, como os estilos mais doces de Riesling, Sémillon ou Chenin Blanc.
Sorvete: vin doux naturel encorpado e doce.
Veja abaixo algumas receitas de sobremesa: