Originária da zona mediterrânea, tem sabor forte e levemente apimentado, que lembra o tomilho. Os romanos a usavam antes de pratos picantes orientais e levaram a erva para a Inglaterra, nos tempos dos césares. É um dos ingredientes da famosa mistura "Herbes de Provence", muito utilizada em carnes recheadas, tomates ao forno, sobre pizzas e em grelhados.
6 filés de frango pequenos
1 xícara de cebola ralada
2 colheres (chá) de óleo
1 colher (sopa) de segurelha desidratada
1 xícara de vinho branco seco
3 colheres (chá) de molho de soja (shoyu)
1 pote de iogurte natural
1 pitada de sal e pimenta-do-reino a gosto
Em uma frigideira, doure a cebola no óleo. Junte o sal e a pimenta, mexa e reserve. Coloque os filés em uma assadeira e cubra-os com a cebola refogada, metade da segurelha e o vinho. Asse em forno preaquecido (220ºC) por 40 minutos, regando com o próprio molho até dourar. Retire os filés do forno e reserve.
Acrescente meia xícara de água na assadeira e leve ao fogo para ferver até o molho desgrudar do fundo da assadeira. Passe para uma panela, junte o molho de soja e a outra metade da segurelha. Deixe ferver e apague o fogo. Junte o iogurte e mexa rapidamente. Sirva o molho sobre os filés. Melhor se acompanhados por arroz ou purê de batatas.
p(tagline) . Receita publicada na Revista da Folha em 15/06/2003.