Além de sempre estar bem vestido e conquistar as mais belas mulheres, outra característica marcante do agente secreto James Bond é sempre pedir um martíni nos bares onde vai.
O drinque, que já era popular, ficou ainda mais famoso após sua presença constante nos longas de 007. Sendo assim, não poderia deixar de estar entre as "200 Receitas de Coquetéis Inesquecíveis".
O livro ensina a preparar diversos drinques e variações, além de apresentar os utensílios necessários para se ter um bar em casa. Explicação de técnicas e de retoques finais também estão presentes ainda na introdução.
cubos de gelo a gosto
1 dose de vermute seco
6 doses de gim
azeitonas verdes recheadas para decorar a gosto
Utensílios: coqueteleira, coador e sticks de coquetel.
Variação
Smoky Martini
Para uma versão interessante do Classic Martini, ponha alguns cubos de gelo num copo misturador, acrescente ¼ de dose de vermute seco e mexa, até o gelo ficar bem revestido. Despeje 2 doses de gim e 1 dose de sloe gin e acrescente 5 gotas de água tônica com suco de laranja. Mexa bem, coe numa taça de coquetel gelada e acrescente uma espiral de casca de laranja.
Modo de preparo
Coloque 10-12 cubos de gelo num copo misturador.
Despeje o vermute e o gim e mexa (sem agitar) com vigor e uniformemente, sem deixar espirrar. Coe em 2 taças de Martini geladas, decore cada uma com uma azeitona verde e sirva.