por Rita Lobo
Noz é o nome genérico de frutas secas comestíveis, geralmente extraídas de uma espécie de casca. Pistachio, macadâmia, amêndoa e nozes são alguns exemplos. Já o amendoim, por exemplo, é considerado um legume.
Há uma grande variedade de nozes no mercado e podem ser vendidas de diversas maneiras: cruas, torradas ou salgadas; com ou sem pele; inteiras, picadas ou laminadas; embaladas em lata, vidro ou plástico. Mas dificilmente você encontrará uma castanha de caju tão deliciosa quanto esta preparada pelo Échef" Qin. Ela é doce e salgada, picante e refrescante.
1kg de castanha de caju crua
1 xícara de açúcar
1 1/2 colheres (chá) de sal
1 colher (chá) de ajinomoto
1 colher (chá) de pimenta-do-reino
1 colher (chá) de curry em pó
1 pitada de canela
1 colher (sopa) de raspinha de laranja
1 colher (sopa) de wasabi
Numa panela com água, cozinhe a castanha de caju. Quando a água ficar branca, escorra e repita a operação. Aqueça um wok em fogo médio, ou uma frigideira antiaderente, e coloque a castanha para secar sem deixar torrar (fique mexendo a frigideira sobre o fogo). Retire e coloque óleo de canela, ou de soja, para fritar a castanha. Assim que o óleo estiver quente, junte a castanha. Escorra bem o óleo e coloque todos os ingredientes. Sem parar de mexer, cozinhe a castanha até o açúcar caramelizar.
Dicas:
Todas as nozes são extremamente gordurosas, portanto para que não amoleçam rapidamente devem ser guardadas na geladeira dentro de uma vasilha.
A receita, além de ser um aperitivo delicioso, pode dar um sabor exótico a pratos simples como uma salada verde, um grelhado qualquer ou mesmo um cozido ou ensopado.
Para servir qualquer tipo de noz como aperitivo, experimente aquecer um pouco antes.