Quando surgiram, na Idade Média, os "gâteaux" eram bolos e tortas com massa entre úmida e seca, sempre cobertos por calda ou glacê e servidos geralmente como sobremesas. Mas, como as regras na cozinha estão muito mais flexíveis, há chefs inspirados que aproveitam a fórmula básica para criar "gâteaux" salgados, que fazem bonito como entrada. Nesta receita, vegetais e queijo de cabra substituem a massa, dando leveza ao prato.
1 berinjela média
2 fundos de alcachofra
30g de queijo "chèvre" em pasta
1 tomate pequeno cortado em cubos
50ml de azeite extravirgem
1 colher (café) de sal
1 punhado de sal grosso para cobrir a berinjela
1 pitada de pimenta-do-reino e sal a gosto
1/2 maço de salsa
2 dentes de alho
50ml de azeite extravirgem
1 filé de anchova
O molho: pique a salsa, o alho e a anchova. Banhe com o azeite e reserve.
O "gâteau": corte as beringelas em dez rodelas de aproximadamente 1 cm cada uma. Cubra com sal grosso e deixe descansar por meia hora até soltar água. Retire o sal grosso das rodelas de berinjela, acrescente pimenta e grelhe-as. Cozinhe os fundos de alcachofra em água e sal e corte-os horizontalmente ao meio. Em uma fôrma, coloque as rodelas de berinjela grelhadas e leve ao forno por cerca de 10 minutos.
Montagem: faça camadas, começando com uma rodela de berinjela. Sobre ela, espalhe um pouco de queijo e coloque uma fatia de alcachofra. Coloque outra rodela de berinjela, mais queijo e a segunda fatia de alcachofra. Termine com uma fatia de berinjela. Decore com os tomates picados, regue com o molho e sirva.