Javali à Obelix:
1kg de carne de javali pesada com osso
1 cálice de vinho branco seco (pode ser um Chardonnay)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de mix de pimentas em grãos
1 dente de alho
1 ramo de alecrim fresco debulhado (só as folhas, sem o talo
6 folhas de sálvia debulhadas
1 ramo de tomilho debulhado
1 folha de louro fresco
1 pitada de sal e pimenta a gosto
Depois que a carne descongelar lenta e naturalmente, lave-a com suco de limão e deixe de molho no suco por, no máximo, meia hora. Seque cuidadosamente com um pano limpo. Bata no liquidificador ou processador todos os ingredientes, cuidando para que se transformem em pedacinhos bem pequenos, sem liquidificar completamente. Coloque a carne em um recipiente de louça ou plástico (nunca de metal), espalhe sobre ela os temperos, esfregando bem. Deixe marinando nos temperos por cerca de duas horas, virando-a de vez em quando.
Para assar no forno
Escolha uma assadeira de metal, de preferência com tampa, e forre com papel alumínio com a face brilhante para cima (se a assadeira não tiver tampa, use o papel alumínio também para cobrir). Regue a carne com o molho e leve ao forno preaquecido a 200 oC por cerca de uma hora e meia. Umedeça a carne a cada meia hora com o suco do fundo da assadeira. Não deixe secar; se necessário, vá acrescentando partes de água e vinho branco. Tire o papel alumínio e deixe dourar por mais cerca de 20 minutos, em fogo alto.
Para assar na churrasqueira
Salgue a carne e envolva-a em papel alumínio. O papel deve ser o suficiente para reter dentro os sucos formados durante o cozimento. Coloque o envelope com a carne sobre uma grelha e deixe assar a uma distância média da brasa por cerca de uma hora e meia. Depois, retire do alumínio e vire até a carne ficar dourada por igual.
Para acompanhar
Sirva um mix de arroz selvagem, arroz integral e arroz branco. Acrescente também algumas cebolas assadas: corte a tampa e retire camadas do miolo, mantendo a casca. Preencha com uma mistura de vinho branco, azeite de oliva e sal batidos. Na cavidade, coloque um dente de alho e um ramo de alecrim e leve ao forno, junto com o javali.
Dicas
Como a carne do javali é muito pobre em gorduras, use sempre azeite de oliva em suas receitas. Noronha recomenda um bom vinho tinto encorpado com aromas de madeira para acompanhar o prato: pode ser um Bordeaux ou ainda um Merlot.
Receita publicada na Revista da Folha em 21/05/2000.