"Em Salvador, há uma barraca de acarajé em cada esquina. Trata-se de um petisco para ser consumido à noite, antes da balada --algo em que os brasileiros são muito bons". Esta é a impressão de Tom Kime, chef que já trabalhou nos principais restaurantes de Londres e Sydney, ao visitar a capital baiana. Em sua volta ao mundo, ele esteve nos mais diferentes países em busca de diferentes comidas de rua. E um dos pratos brasileiros que o seduziu foi o acarajé da Bahia.
Em seu livro "Comidinhas de Rua", editado pela Publifolha, o chef comenta: "estes bolinhos são muito saborosos, em especial se combinados com seu acompanhamento usual: camarões secos e salada. Nas barracas de rua os vendedores costumam cortar o acarajé ao meio e recheá-lo com vatapá ou, numa versão vegetariana, com um molho vinagrete. Tradicionalmente, o acarajé é frito em azeite de dendê".
Veja abaixo a receita de acarajé sugerida pelo chef Tom Kime no livro, com uma opção diferente de acompanhamento para o acarajé: uma salada de abacate.
1kg de feijão-fradinho
300g de cebola ralada
1 colher (chá) de pimenta-de-caiena
1 lata de óleo vegetal (use o suficiente para fritar)
2 dentes de alho picados finamente
4 de raiz de gengibre ralada
1 pitada de sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora
1 abacate fatiado
4 tomates maduros fatiados
4 cebolinhas verdes fatiadas
2 pimentas-malaguetas sem sementes picadas finamente
1 limão (suco)
1 colher (sopa) de vinagre
2 colheres (sopa) de azeite de oliva