Este frango, mais bem acompanhado, impossível. É servido com molho de gengibre, gergelim, hortelã em forma de pesto e tofu grelhado! Uma receita leve, criada especialmente para ser degustada num dia de calor.
500g de arroz cru
200g de gengibre cortado em rodelas
1 maço de folhas de hortelã
450ml de azeite
1 punhado de farinha de trigo
4 dentes de alho sem o miolo
1 limão (suco)
1 punhado de sal (a gosto)
3 colheres (sopa) de gergelim branco
2 colheres (sopa) de gergelim negro
1kg de tofu (queijo-de-soja)
10 peitos de frango
O molho de gengibre: bata no liqüidificador o gengibre, 200 ml de azeite, metade do suco de limão, 2 dentes de alho e sal. Passe na peneira e descarte as fibras do gengibre, que deixam o molho amargo. Armazene em um recipiente e guarde na geladeira.
O pesto de hortelã: bata no liqüidificador a hortelã sem os talos (também amargam o molho), o restante do alho, 200 ml de azeite e o restante do suco de limão. Peneire e reserve. Tempere o frango com sal e pimenta a gosto e 10 ml de azeite. Salteie o arroz em 20 ml de azeite, cubra com água fervente (dois dedos acima do arroz), acrescente uma pitada de sal e deixe ferver em fogo médio-alto até a água ser absorvida. Abaixe o fogo e desligue quando a água secar. Solte os grãos e misture com o molho de gengibre. Reserve. Misture os dois tipos de gergelim. Corte o tofu em quadrados de 3 cm de espessura, salpique-os com sal e passe-os pela farinha de trigo. Salteie-os (em frigideira com fios de azeite) até ficarem com uma crosta crocante. Grelhe os peitos de frango com o próprio azeite do seu tempero. Coloque o pesto sobre o frango, salpique um pouco de gergelim, disponha o tofu ao lado e sirva com o arroz.
p(tagline) . Receita do chef Renato Caleffi, do restaurante Peternelli.