A fórmula do purê de mandioca cobrindo fumegantes refogados de carnes saiu do Nordeste e ganhou bares e restaurantes do Brasil, entrando para o rol dos clássicos da chamada "baixa" gastronomia, mais conhecida como petiscos de boteco. Os escondidinhos são quase unanimidade quando a pedida é uma comidinha quente que se case muito bem com um aperitivo ou chope gelado. Aqui, em tamanho-família, experimente a receita de bacalhau com creme de mandioca do bar Original.
900g de bacalhau dessalgado
1 xícara (chá) de batata-doce em cubos cozida
1 xícara (chá) de creme de leite fresco (de preferência)
3 colheres (sopa) cheias de tomate picado sem pele nem sementes
2 colheres (sopa) de alho-poró picado (só a parte branca)
1 colher (sopa) de cebola picada
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de cebolinha picada
1 colher (sopa) de salsinha picada
3 azeitonas verdes picadas
1 folha de couve rasgada e cozida
1 receita de creme de mandioca (abaixo)
1 colher de manteiga para untar
1 pacote de queijo parmesão ralado a gosto para gratinar
1 pitada de sal a gosto
250g de mandioca sem casca
250ml de leite
2 colheres (sopa) de creme de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
1 pitada de sal a gosto
Bacalhau
Aqueça o azeite com a manteiga em uma frigideira. Adicione o bacalhau e refogue por alguns minutos, sempre mexendo. Adicione a cebola e o alho-poró e mexa. Quando esses legumes ficarem transparentes, ponha o tomate, a cebolinha, a salsinha, a azeitona, a batata-doce e o creme de leite.
Misture bem e acrescente a couve. Refogue por aproximadamente 5 minutos ou até ficar cremoso. Acerte o sal, se necessário.
Unte um recipiente que possa ir ao forno e despeje a mistura nele. Cubra com o creme de mandioca e, por cima, espalhe o parmesão. Leve ao forno preaquecido (200ºC) e asse até gratinar. Sirva bem quente.
Creme de mandioca
Cozinhe a mandioca em água e sal e escorra. Quando esfriar um pouco, bata no liquidificador com o creme de leite e a manteiga. Salgue, se quiser. Vá acrescentando o leite aos poucos, até que se forme um creme.