
Bolinhas são um excelente formato para petiscos. Comidas nesta forma foram pensadas pelas cortes orientais para não utilizar muita louça, serem comidas com as mãos e colocadas de uma só vez na boca.
A culinária brasileira absorveu perfeitamente a técnica e deu origem a diversos tipos de pratos para festas e recepções. "Brigadeiros e Bolinhas" , lançamento deste mês da Publifolha, oferece diversas receitas nascidas em bares e botequins.
Tanto os doces quanto os salgados são feitos para comer com as mãos, de uma única vez, e são fáceis de preparar e servir. Fritas, cozidas, cruas, bolinho de bacalhau, croquete, falafel, beijinho de coco e brigadeiros podem ser servidos em qualquer ocasião.
Bolinhas de queijo são um dos clássicos da culinária carioca. Veja como prepará-las:
2 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras de leite
1 xícara de queijo minas curado ralado
2 ovos
1 xícara de farinha de trigo
6 grãos de pimenta-da-jamaica amassados em um pilão
1 dente de alho amassado
1 pitada de sal (opcional)
1/2 xícara de queijo parmesão
2 xícaras de farinha de rosca
óleo para fritar
1/4 colher (chá) de noz-moscada
Essas bolinhas são preparadas com dois tipos de queijo: um dá a consistência - o queijo minas curado --, o outro, o contraste - o parmesão ralado. Outros tipos de queijo também podem ser utilizados, desde que não sejam muito cremosos.
Aqueça a manteiga em uma caçarola com o dente de alho amassado. Quando começar a espumar, misture a farinha de trigo, o leite e bata muito bem com uma colher de pau para não encaroçar. Quando o mingau ferver e engrossar, tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Acrescente o queijo minas e misture bem. Bata esse creme de queijo com os ovos no liquidificador.
Por último, misture o queijo parmesão e faça bolinhas com o auxílio de duas colheres de chá. Passe as bolinhas na farinha de rosca e coloque-as delicadamente no óleo bem quente. Atenção: o fogo não pode ser muito alto para dar tempo de aquecer o recheio. Escorra as bolinhas já douradas com papel absorvente.