MARINA FUENTES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Uma das melhores coxinhas de São Paulo é a do bar Veloso, na Vila Mariana. Inaugurado em 2005, o estabelecimento do jornalista Otávio Canecchio Neto teve o salgado incluído no cardápio três meses após sua inauguração.
Até ser encontrada a fórmula das coxinhas cremosas e sequinhas foram meses de testes, segundo o proprietário, que não imaginava a notoriedade que o quitute iria alcançar. "Vem gente do estado inteiro para prová-la", conta.
Otávio conta detalhes e curiosidades sobre o salgado e o cozinheiro Chicão, funcionário exclusivamente dedicado à elaboração do petisco, demonstra o passo-a-passo da receita que você vê abaixo.
500g de farinha de trigo
1l de água
150g de manteiga
1 colher (sopa) de sal
500g de peito de frango cozido e desfiado
600g de Catupiry
10g de alho moído (1 colher de sopa)
1 colher (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de tempero pronto (Sazón)
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de salsinha picadinha
1kg de farinha de rosca
500ml de leite
1 ovo
Coloque a água em temperatura ambiente em uma panela e adicione a manteiga e o sal. Leve ao fogo e observe: quando começar a ferver, acrescente a farinha e mexa com um batedor de arame. A massa está pronta quando não estiver pegando nem nos dedos e nem no fundo da panela.
Reserve a massa por ao menos cinco minutos. Enquanto isso, faça o recheio: coloque o óleo numa frigideira e leve o alho para dourar. Adicione o frango, que vai sendo temperado aos poucos: primeiro o tempero pronto, depois o sal e por ultimo a salsinha.
Retire do fogo e reserve até esfriar para não derreter o Catupiry agora - a ideia é que ele derreta só quando a coxinha for frita.
Com o frango já frio, misture ao Catupiry. Em outra tigela, misture o ovo delicadamente com leite.
Na hora de montar as coxinhas, pegue uma quantidade de massa suficiente para encher a mão e misture um pouco para que ela fique homogênea. Estique na palma das mãos e depois coloque sobre os dedos. Coloque meia colher de sopa do recheio no meio da massa e segure com o dedão. Com a outra mão, faça uma meia lua e vá cobrindo o recheio com a massa e dê forma à coxinha.
Coloque a coxinha imersa no leite, tempo o suficiente para modelar a seguinte. Depois, passe na farinha de rosca.
Esquente uma panela funda com quatro dedos de óleo até ficar bem quente. Coloque as coxinhas e deixe até dourar. Retire com uma escumadeira e deixe escorrer sobre um papel toalha.
Sirva em seguida.
Publicado na Folha.com em 12/11/2010