Quando se pensa na culinária italiana, o que vem à cabeça é uma deliciosa massa com molho de tomate. O prato pode até ser uma refeição totalmente simples e corriqueira, como o molho pronto ou feito para micro-ondas.
A publicitária Giulia Melucci aprendeu com a família não apenas a cozinhar, mas que uma boa refeição é aquela preparada com carinho. Assim, sempre que pretendia conquistar um novo namorado, ela imediatamente preparava uma refeição para dois.
Quando o novo amor partia seu coração, uma deliciosa comida feita por ela mesma ou por seus amigos eram a receita perfeita melhorar da decepção amorosa.
Algumas das iguarias que preparou foram aprendidas com sua mãe, como por exemplo a típica massa. Quando criança, estes pratos sempre continham uma surpresa. Em meio ao macarrão estava uma saborosa berinjela frita.
As receitas e as histórias de suas desventuras amorosas Giulia conta no livro "Amei, Perdi, Fiz Espaguete".
Veja como preparar o molho de tomate e servi-lo com a massa que preferir:
1 xícara de tomates do tipo italiano inteiros
1 colher (sopa) de azeite de oliva e um pouco mais para o acabamento
1 dente de alho picado (ou 2 colheres de sopa de cebola bem picadinha)
1 pitada de pimenta calabresa (opcional)
1 punhado de folhas de manjericão
1 colher (chá) de açúcar
1/4 xícara de vinho tinto
1/2 colher (chá) de sal
220g de penne, ou da massa à sua escolha
Parmesão, pecorino ou qualquer outro queijo que possa ser ralado na hora para polvilhar a massa
Passe os tomates num processador ou amasse-os com um misturador (eu faço o último), pique-os ou simplesmente abra-os com as mãos. Aqueça o azeite numa frigideira em fogo médio, acrescente o alho (ou as cebolas), a pimenta calabresa e um molho inteiro de manjericão. Diminua o fogo (você não vai querer que o manjericão fique marrom) e frite até o alho ou a cebola dourar, de 2 a 3 minutos. Junte os tomates e aumente o fogo novamente para médio; quando o molho começar a ferver, junte o açúcar, o vinho e o sal. Depois de 5 minutos, prove para ver se precisa de mais sal; se estiver ácido, acrescente uma ou duas pitadas de açúcar. Ponha em fogo baixo e experimente após 15 minutos. Quando todos os sabores estiverem bem misturados, está pronto.
Ponha uma panela grande de água, com tampa, em fogo alto. Quando a água estiver em vigorosa ebulição, junte uma porção generosa de sal (água salgada é essencial para uma massa saborosa, ela deve ter o aroma do Mediterrâneo).
Junte a massa e espere a água ferver novamente (vai ajudar se você tampar a panela durante esses breves momentos; só não se esqueça de tirar a tampa assim que a água ferver novamente), depois dê umas boas mexidas na panela. Deixe cozinhar, mexendo ocasionalmente até que a massa ainda esteja no ponto para morder, mas não mole demais (de 8 a 12 minutos, dependendo do formato da massa que estiver usando). Você deve provar após 8 minutos para ver se está no ponto. Não dá para dizer o tempo exato no caso da massa; você só poderá saber se provar.
Quando a massa estiver cozida, escorra a água e ponha de volta na panela onde cozinhou. Depois, jogue uma concha do molho, um pouquinho de azeite e algumas folhas de manjericão picadas com as mãos. Forre duas vasilhas com algumas fatias da berinjela que fritou (pode reunir o que sobrou para fazer um sanduíche, talvez com algumas fatias finas de carne, se sobrar alguma, para o almoço de amanhã), depois acrescente a massa e cubra cada prato com uma concha de molho e alguns pedaços de manjericão. Ponha o queijo ralado na mesa.