Mariana Sgarioni
Secas, frescas, curtas, longas, recheadas, coloridas. A vida de quem resolve preparar uma pasta no final de semana pode ficar mais complicada do que se pode imaginar -é só dar uma voltinha entre as gôndolas de massas do supermercado e reparar na infinidade de formatos, cores e recheios disponíveis.
Reza a lenda que as massas recheadas nasceram na Itália para aproveitar os restos de tudo. O que sobrava de carnes e embutidos era, em geral, transformado numa espécie de sopão e usado rechear as massas que também sobravam. Como cada região italiana inventava um tipo de recheio inusitado para competir com o do vizinho, foram aparecendo os capeletes, torteles, canelones e por aí vai.
Quem adora contar essas e outras histórias enquanto faz seus pratos é o chef italiano Luigi Tartari.
200g de penne
200g de brócolis cortados em pedaços
200g de bacalhau desfiado e picado
100g de tomate cortados em cubos sem casca
20g de cebola picada
30g de azeite
30g de manteiga em pedaços
50ml de leite fervido
40g sal
Cozinhe o penne em dois litros de água fervendo com sal por 6 min. Em uma frigideira, refogue a cebola no azeite por 1 min. Junte o brócolis, o bacalhau e o leite. Ferva por mais 5 min. Escorra a massa e junte o molho, os tomates e a manteiga em pedaços. Misture muito bem por um minuto, ajuste o sal e sirva quente.
vegetariana