Confira a receita, publicada na Folha.com em 12/02/2004:
400g de namorado em postas com a pele
500g de mandioca
50ml de azeite
1 pitada de sal a gosto
10g de gergelim preto
15ml de óleo de canola
1 ramo de alecrim fresco
5g de pimenta-rosa
1 ramo de sálvia fresca
1 ramo de tomilho fresco
1/3 maço de "ceboullete" picada
10g de erva-doce
3 fatias de gengibre (lâminas)
2 colheres (café) de calda de guaraná natural (à venda em lojas de produtos naturais)
1 colher (de sobremesa) de vinagre balsâmico
200ml de vinho branco
10g de manteiga e pimenta-rosa
30g pupunha
O peixe: tempere o peixe com o sal e as ervas frescas. Passe um dos lados da posta no gergelim para formar uma crosta e pingue por cima algumas gotas do azeite. Acomode o pescado em uma frigideira aderente em fogo médio, acrescente o óleo de canola e grelhe primeiro o lado com gergelim e depois, por mais cinco minutos, o outro lado. Retire o peixe e reserve. Cozinhe a mandioca com casca, depois descasque, amasse com um garfo e tempere com azeite, sal e pimenta-rosa. Reserve.
O palmito: desfie o palmito, refogue-o rapidamente em uma parte da manteiga e tempere com sal e pimenta-rosa. Reserve.
O molho: em uma frigideira antiaderente, coloque o gengibre, o vinho, a erva-doce, a calda de guaraná natural, o vinagre balsâmico, a manteiga, a pimenta-rosa e o sal. Cozinhe por dez minutos em fogo médio. Reserve.
A montagem: em um prato, coloque a mandioca, o "sauté" de pupunha e o peixe (com a crosta de gergelim para cima). Regue tudo com o molho de guaraná e gengibre. Finalize, espalhando a "ceboullete" nas laterais do prato.