O jornalista Thomaz Souto Corrêa une duas de suas paixões, as palavras e a comida, para construir, ao lado da especialista Mazzô França Pinto, um livro delicioso, com receitas e histórias insuperáveis.
Em "A Cozinheira e o Guloso: Conversas de Comer e Receitas de Fazer" , a dupla desfila talento ao longo de cada folha, criando um clima íntimo e agradável como se o leitor também fizesse parte de conversa. Na verdade, a cada página o leitor é convidado para a refeição, e só não aceita quem não quer.
São mais de 80 receitas, com entradinhas típicas com toque originais até pratos mais sofisticados para serem apreciados sem pressa.
1kg de batatas descascadas e picadas em palitos médios
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 cebola cortada em rodelas
1 xícara (chá) de azeite português
1kg de bacalhau dessalgado, sem pele e sem espinha, em lascas
4 ovos batidos (como omelete)
1 pitada de sal e pimenta-do-reino, se necessário
1 colher (sopa) de salsinha para polvilhar
1 retângulo de 40 cm a 50 cm de massa folhada já aberta
1 ovo (clara e gema separadas)
Refogue a batata na manteiga, com cuidado para não quebrar. À parte, refogue a cebola em metade do azeite. Misture o bacalhau, refogando-o até ficar enxuto. Adicione a batata com cuidado e acrescente os ovos batidos. Prove e tempere, se necessário, com sal e pimenta. Polvilhe a salsinha. Seque um pouco e reserve. Vire uma assadeira e forre o fundo com papel-alumínio untado com manteiga.
Coloque a massa e ponha a mistura de bacalhau bem no centro. Envolva o recheio com a massa, como um pacote, colando as extremidades com a clara de ovo. Pincele o embrulho com a gema e faça dois furos na massa. Asse até dourar.
Molho
1/2 litro de creme de leite fresco
4 colheres (sopa) de cebolinha picada
4 colheres (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de estragão picado
1 xícara (café) de suco de limão
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Junte todos os ingredientes, aqueça em banho-maria e tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Sirva com o molho à parte, acompanhado de salada de agrião.