Servida gelada, a receita de hoje é sob medida para o verão e funciona quase como um glossário de ingredientes japoneses.
O mais comum na mesa dos brasileiros é o shoyu; molho à base de soja. De fácil digestão, o macarrão "soba" é preparado com uma mistura de farinha de trigo e trigo-sarraceno, a qual se acrescenta uma solução de bicarbonato de potássio. O hondashi serve para encorpar molhos e sopas, e o wasabi (raiz forte) é usado para acrescentar um tom picante ao prato.
Para tornar a refeição ainda mais saborosa, o chef Mario Yoshimura sugere que o zarusoba seja acompanhado por nabo curtido e gengibre.
Calorias (por porção): 141
Carboidratos: 16,5 g
Proteínas: 18,5 g
Lipídeos: 0,8 g
100g macarrão "soba" (à venda em lojas de produtos japoneses)
50ml de molho de soja ("shoyu")
50ml de água
1 pitada de glutamato monossódico
1 colher (chá) de saquê
1 colher (chá) de "hondashi" (tempero em pó à base de peixe),
1 colher (chá) de açúcar
30g de nabo ralado
30g de "wasabi" (raiz forte)
1 colher (sopa) de cebolinha picada
Cozinhe o macarrão e escorra bem. Em seguida, esfrie o macarrão em água corrente e depois passe-o em água gelada, escorrendo novamente. Reserve.
Molho
Em uma panela, coloque o molho de soja, a água, o saquê, o açúcar, o hondashi e o glutamato monossódico. Deixe a mistura ferver por aproximadamente um minuto. Retire do fogo, acrescente pedras de gelo e deixe esfriar. Quando o molho estiver frio, coloque-o sobre o macarrão também frio.
Em uma tigela, coloque a raiz forte, o nabo ralado e a cebolinha picada para que a pessoa tempere o macarrão a gosto.
vegetariana, baixas calorias