da Folha Online
Duas coisas não faltam na Itália de norte a sul: construções romanas, medievais e renascentistas e pasta (macarrão ou massa). Os italianos chegam a consumir 28 quilos de massa por ano.
No Brasil, o macarrão também faz sucesso. O "Guia Fique em São Paulo: Gastronomia" (Publifolha) traz a receita de Fettuccine de pupunha do premiado restaurante D.O.M., único brasileiro na lista dos 50 melhores do mundo da revista britânica "Restaurant" em 2006.
300g de fettuccine
1 porção de palmito de pupunha
100g de bacon cortado em cubos pequenos
10 unidades gemas peneiradas
160g de parmesão ralado
200ml de leite
1 pitada sal e pimenta
Fettuccine
- 300 g de fettuccine
- 2 barcas de palmito de pupunha
- 100 g de bacon cortado em cubos pequenos
Molho carbonara
- 10 gemas peneiradas
- 160 g de parmesão ralado
- 200 ml de leite
- sal e pimenta
Modo de preparo
Corte o palmito em sentido longitudinal -se possível, com uma mandolina (máquina de cortar batatas) de pente grosso. Pese 4 porções de 130 g cada. Em uma frigideira, coloque o bacon e leve ao fogo baixo até ficar dourado e crocante.
Retire o bacon da frigideira com o auxílio de uma escumadeira e coloque em papel absorvente. Reserva a gordura do bacon.Em uma tigela pequena, misture bem as gemas com o queijo (fique atento à cura do queijo e diminua a quantidade, caso esteja muito forte), depois adicione 80 ml de gordura do bacon reservada e, por último, o creme de leite.
Branqueie o fettuccine de palmito em água com sal grosso, até tomar a textura de um fettuccine de massa normal (por aproximadamente 2 minutos). Para finalizar, ponha o fettuccine branqueado numa frigideira, adicione o molho carbonara e corrija o sal. Vá mexendo sempre a panela em movimentos circulares para que o molho espesse rapidamente (tomando cuidado para as gemas não talharem). Sirva em seguida salpicando os pedacinhos de bacon e pimenta.