
por Vânia Lobo
A pinta de mau e o andar lateral rápido e defensivo, aliados à carapaça que protege seu corpo e à dupla de pinças cortantes, compõem o arsenal desse pequeno guerreiro que luta para proteger uma carne cobiçada -branca, macia e saborosa.
No litoral, especialmente o nordestino, o siri é transformado em moquecas e ensopados deliciosos. Aqui, o versátil crustáceo aparece fora da casquinha.
16 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 ovos
4 colheres (sopa) de manteiga
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de vinagre
1 gema para pincelar recheio
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
Azeite a gosto
200g de carne de siri desfiada
2 colheres (sopa) de salsinha picada
3 colheres (sopa) de azeitonas verdes picadas
1 pitada de sal e pimenta-do-reino a gosto
Leite suficiente pra dar liga
Massa
Em uma tigela, faça um montinho com a farinha e abra um buraco no meio. Coloque ali os ovos, a manteiga, o sal e o vinagre. Misture. Acerte o ponto da massa com o leite. Faça uma bola, envolva em filme-plástico e deixe na geladeira por cerca de uma hora. A refrigeração facilita o manuseio da massa depois. recheio Refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente a carne de siri, a salsinha e as azeitonas. Refogue por alguns minutos. Tempere com sal e pimenta. Deixe esfriar.
Montagem
Divida a massa gelada em duas partes. Com um rolo, abra uma delas até atingir tamanho suficiente para forrar uma forma de 30 cm de diâmetro. Coloque o recheio frio. Abra o restante da massa e cubra a base da torta. Pincele a superfície com a gema batida e diluída em um pouco de água. Leve ao forno preaquecido (180ºC) por mais ou menos 20 minutos.