Por conta da colonização portuguesa, muitos pratos que conhecemos têm origem lusitana. Mesmo que não se saiba, alguns quitutes que fazem parte de nossas tradições foram importados juntos com os grandes navegadores.
O arroz-doce, por exemplo, é uma sobremesa amplamente conhecida em Portugal. No Brasil, ela sofreu diversas modificações e cada um tem a sua receita de como prepará-lo. Com creme de leite, leite condensado, na consistência de um pudim, mole que pode ser bebido, ou como preferir.
Felipa Vacondeus, famosa nas terras lusas por seus programas de culinárias e livros, costuma preparar pratos típicos ligeiramente adaptados para os novos tempos. Além disso, ela sugere ingredientes substitutos para que as receitas fiquem mais baratas.
Em "As Receitas das Famílias Portuguesas" ela oferece uma seleção de delícias tradicionais. Pães, vinho, batata e bacalhau predominam entre as comidas, mas os doces também possuem um lugar especial.
O arroz-doce tipicamente português é a opção para encerrar um jantar em família. Veja como prepará-lo:
1 1/2l de água
75g de manteiga ou margarina
1 pauzinho de canela
8 colheres (sopa) de açúcar
1l de leite quente
6 gemas
casca de limão
sal a gosto
canela em pó a gosto
1 1/2 xícaras (chá) Arroz
Leve ao fogo uma panela com a água, a manteiga, o pau de canela e a casca de limão. Quando a manteiga estiver derretida, despeje o arroz, junte uma pitada de sal, mexa e deixe cozinhar até incorporar quase toda a água. Então, acrescente o leite, deixe ferver mais um pouco e despeje o açúcar. Continue a cozinhar, mexendo de vez em quando. Em uma tigela, bata as gemas e coloque algumas colheradas do arroz, batendo bem para as gemas não talharem. Então, despeje esta mistura na panela, já com o fogo apagado. Misture bem, retire o pau de canela e a casca de limão e despeje em uma travessa de servir. Deixe esfriar um pouco e, finalmente, polvilhe com canela em pó.