Miolo de alcatra com "salsa de chirimoya" e "papas ao mortero".
600g de miolo de alcatra cortado em medalhões
350g de batata
80ml de leite
30ml de azeite extravirgem
1 unidade atemóia (chirimoya) ou fruta-do-conde grande e madura
1 unidade cebola roxa média em tirinhas
1 unidade pimenta-dedo-de-moça sem sementes, em tirinhas
1 unidade pimentão vermelho pequeno sem pele e em cubos pequenos
1 limão (suco)
1 pitada de sal, pimenta-do-reino e salsinha picada a gosto
Salsa de chirimoya (molho de atemóia)
Descarte todos os caroços da atemóia. Bata a polpa no liquidificador com o leite, metade do suco de limão, sal e pimenta até formar um creme. Prove os temperos e reserve.
Papas ao mortero (bolinhos de batata)
Cozinhe as batatas. Descasque-as ainda quentes e as amasse grosseiramente com um garfo, de forma que, no final, ainda restem pequenos pedaços inteiros. Num recipiente, misture bem as batatas amassadas com o azeite, a salsinha, o pimentão, sal e pimenta. Depois, modele os bolinhos "também chamados de quenelles" da seguinte forma: pegue uma porção de massa de batata com uma colher de sopa e, com outra colher do mesmo tamanho, trabalhe a mistura procurando deixá-la com uma forma que possua três lados. Sobre um prato, raspe a quenelle cuidadosamente com a outra colher. Proceda assim até acabar com a massa. Reserve.
Montagem
Em uma tigela, misture bem as tirinhas de cebola e a pimenta-dedo-de-moça, sal e o restante do suco de limão e reserve. Aqueça duas frigideiras com um pouco de óleo. Na primeira, coloque os medalhões temperados com um pouco de sal para dourar ambos os lados até que fiquem ao ponto. Na segunda, doure cuidadosamente os três lados das quenelles de batata. Arrume esses bolinhos em um prato com os medalhões. Sobre a carne, derrame o molho de atemóia e, sobre ela, arrume a mistura de cebola com pimenta. Sirva imediatamente.