
Uma das receitas mais tradicionais da cozinha mineira, o frango ao molho pardo reflete a história das grandes fazendas da região.
Acostumadas a receber viajantes e tropeiros que paravam para pernoitar durantes suas jornadas, as cozinhas costumavam preparar comidas fortes para oferecer sustento.
"História da Arte da Cozinha Mineira por Dona Lucinha" traz esta e outras receitas tipicamente mineiras, entremeadas por histórias e lembranças da fazenda e das origens dos pratos tradicionais.
Veja como preparar o tradicional frango ao molho pardo
1 colher (sopa) de sal com alho
1 frango com cerca de um quilo
1 punhado de salsinha
1 punhado de cebolinha
2 cálices de limão
1 cebola média em cubos
1 colher (sopa) de urucum
1 colher (sopa) de fubá ou farinha de trigo
1 copo (americano) de gordura
Em um prato, colocar um cálice de limão e colher o sangue no momento do abate. Misturar e reservar. Lavar o frango, cortar nas juntas e aferventar levemente com água e limão. Escorrer, lavar e reservar. Em uma panela, aquecer a gordura, o sal com alho; deixar alourar. Juntar o frango, deixar fritar levemente, escorrer o excesso de gordura, acrescentar o urucum e a cebola, misturar bem, pingar água aos poucos. Juntar os ramos de cheiro-verde, tampar, manter um bom caldo e deixar cozinhar lentamente, até a carne se tornar macia. Acertar o tempero. À parte, dissolver o sangue com um pouco de água, acrescentar uma colher de fubá mimoso ou farinha de trigo, misturar bem, coar em peneira fina e incorporar ao caldo. Mexer delicadamente. Deixar cozinhar por alguns minutos. Servir com arroz, angu, couve, chuchu e pimenta