Bob Spitz levou oito anos para escrever a biografia dos Beatles. Depois deste período, sua vida mudou completamente. Ele não precisava mais gastar horas pesquisando e produzindo textos, seu casamento estava acabado e o divórcio havia sido desgastante, e sua única constante eram os jantares que oferecia aos amigos.
Em sua própria versão de "Comer Rezar Amar", Spitz abandonou tudo e foi para a Europa. Especificamente para França e Itália. O roteiro abrangia todas as grandes escolas de culinária dos dois países. O escritor queria aprimorar a técnica de sua paixão, cozinhar.
Nesta jornada conheceu chefs estrelados, visitou cozinhas de restaurantes famosos, preparou os mais variados pratos. O resultado foi outro livro, "Aprendiz de Cozinheiro", no qual ele conta como viu-se sozinho e com a vida virada do avesso, além das experiências na Europa.
Alguns dos pratos são apresentados com suas respectivas receitas. Quando Spitz o faz, conta o contexto de preparo e as modificações que fez, algumas delas horrorizando seus professores.
Uma delas, um suflê, causou pânico. Ele descreve a técnica como uma ciência delicada e sutil, o que o fez acreditar não ser capaz de conseguir. Depois, descobriu que a base é a mesma para todas as receitas, e ela é simples e fácil de fazer. Basta inventar os recheios com frutas, chocolates e compotas.
Veja a seguir a receita:
4 colheres (sopa) de açúcar
3 xícaras de leite
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
Misture duas colheres de sopa de açúcar em ½ xícara de leite, levando à fervura numa panela média.
Misture as duas outras colheres de açúcar e a farinha numa tigela média. Adicione o restante do ¼ de leite. Pouco a pouco adicione o leite fervendo e devolva a mistura para a panela. Cozinhe em fogo médio até ferver. Prossiga com a fervura por um minuto e meio, mexendo sempre à medida que engrossa, e retire a panela do fogo.
Em seguida passe a mistura por uma peneira metálica fina, sobre uma tigela, com o auxílio de uma espátula para desmanchar os eventuais aglomerados de farinha que possam ter restado. Misture a manteiga e a baunilha.
Cubra a superfície com um filme plástico (que deve chegar até a base, para impedir que se forme uma nata por cima), e deixe esfriar em temperatura ambiente. Ponha na geladeira até que seja preciso usá-la.