Em dezembro, o Google publicou rankings com os termos mais buscados em 2014 no Brasil organizados por temas, como "filmes", "cantoras" e "como fazer".
Eis que, pela primeira vez em seis anos, entre as listas de "como fazer" publicadas, o top 10 reúne apenas receitas --básicas, diga-se--, nesta ordem: arroz, tapioca, panqueca, brigadeiro, cupcake, macarrão, pudim, omelete, chantilly e feijão.
Para conferir um algo a mais a esses tão triviais quitutes, o "Comida" convidou dez chefs.
A chef Daniela França Pinto, do restaurante Cortés, ensina a fazer essa receita de arroz.
"Para fazer o bom e velho arroz vale considerar alguns passos simples, daqueles passados pelas avós", diz, indicando que você deve usar água quente para não interromper o cozimento do grão. "Feito sem grandes estripulias, ele é um clássico."
2 dentes de alho
1/2 unidade de cebola
1 ramo de alecrim
1 folha de louro
1 colher (sopa) de óleo de canola
2 xícaras de arroz (grão longo e inteiro; o quebrado vai liberar mais amido e deixar o arroz empapado. Passe uma água e escorra)
1 unidade panela com tampa para o arroz (ele dobra de tamanho)
4 xícaras de água sempre quente para não interromper o cozimento
Esquente a água com louro e alecrim. Pique a cebola e o alho. Refoque a cebola e o alho com o óleo e sal a gosto até ficarem transparentes. Coloque o arroz e refoque por 4 minutos em fogo alto. Despeje a água com louro e alecrim. Espere evaporar.
Experimente, o arroz deve estar um pouco firme. Afaste do fundo e veja se ainda há água. Solte com o garfo e está pronto para servir.
Sem restrições