por Vânia Lobo
Formada em pedagogia, Geni Schkolnick, 40, entrou no mundo das panelas levada pela mãe, Maria, 70, a Mariquinha, exímia cozinheira que há 18 anos resolveu transformar a habilidade em negócio. A doceria, que era a idéia inicial, virou um bufê. Mãe e filha consideram essa torta-musse de chocolate muito especial -era a predileta de Geni quando criança e foi a primeira encomenda oficial recebida por Mariquinha.
- Para a massa:
1 pacote de biscoito maizena moído
3 colheres (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de rum
- Para o recheio:
1 1/2 tabletes de chocolate meio amargo picado
4 ovos
2 colheres (sopa) de rum
1 colher (chá) de baunilha
1 lata de creme de leite gelado, sem soro
6 colheres (sopa) de açúcar
- Para a cobertura:
500ml de creme de leite fresco
4 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (café) de baunilha
Raspas de chocolate para decorar
Massa
Coloque todos os ingredientes numa tigela e amasse. Unte com margarina uma fôrma de fundo removível de 28 cm de diâmetro. Forre o fundo e as laterais com a massa, fure a sua superfície com um garfo e leve ao forno até dourar. Deixe esfriar antes de rechear.
Recheio
Derreta o chocolate em banho-maria. Reserve. Separe as claras e as gemas de três ovos. Na batedeira, bata bem as gemas, adicione o chocolate derretido, o quarto ovo, o rum e a baunilha, sem parar de bater. Ponha o creme de leite, bata mais um pouco e desligue. Bata as três claras em neve e adicione, uma a uma, as colheres de açúcar. Adicione essa mistura, delicadamente, à anterior. Coloque sobre a massa de biscoitos fria.
Cobertura e montagem
Junte todos os ingredientes da cobertura e bata na batedeira até o ponto de chantilly. Coloque sobre o recheio do bolo, decore com as raspas de chocolate e leve à geladeira por pelo menos quatro horas. Retire o aro da fôrma antes de servir.