por Vânia Lobo
Um crocante biscoito italiano acompanhando o café, uma taça de Porto ou vinho de sobremesa torna mais charmoso o fim de qualquer refeição. Na Itália, os "biscotti di tè", ou biscoitos de chá, são muito populares e designam os tipos menores e mais delicados, boa companhia até para uma taça de champanhe, após o jantar.
Mais conhecidos entre nós, os amaretti são uma delícia italiana que virou parceira do cafezinho brasileiro. A amêndoa usada na Itália para preparar o biscoito é amarga, uma variedade não encontrada por aqui -daí o nome, amaretti quer dizer amarguinhos.
100g de amêndoas sem pele (dica: Deixe-as de molho em água fervente por 2 minutos. Escorra e retire a pele. Coloque-as em uma assadeira e leve ao forno para secar por uns 5 minutos.)
200g de açúcar
2 claras
6 gotas de baunilha
Geléia de damasco para pincelar
Separe cinco ou seis amêndoas, corte-as em lâminas e reserve para decoração. Misture o restante das amêndoas e o açúcar no liquidificador e bata até ficar parecendo uma massa. Coloque essa mistura na batedeira, junte as claras e a essência de baunilha e bata bem. Deixe descansar por 5 minutos. Coloque a massa num saco de confeitar e pingue pequenas porções em uma assadeira untada com manteiga. Distribua as lâminas de amêndoas sobre os biscoitos e asse-os até dourar em forno preaquecido (180ºC) por 15 minutos. Retire e deixe esfriar. Esquente a geléia de damasco e, utilizando um pincel, besunte os biscoitos com ela.