Para adiantar o expediente do almoço do próximo domingo...
400g de biscoito tipo Maizena
1kg de chocolate meio amargo
12 unidades claras
5 colheres (sopa) rasas de açúcar
12 unidades gemas
12 colheres (sopa) de creme de leite
miniovos de chocolate a gosto
Separado por partes
Massa
400 g de biscoito tipo Maizena
400 g de chocolate meio amargo
Triture os biscoitos até obter uma farinha fina. Derreta o chocolate em banho-maria e, depois, junte aos biscoitos triturados. Misture bem com as mãos até obter uma massa preta e uniforme. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma de torta com fundo removível (7 cm de altura x 25 cm de diâmetro). Arrume a massa na forma, criando uma camada fina. Alise bem e leve à geladeira por uma hora.
Musse
12 claras
5 colheres (sopa) rasas de açúcar
600 g de chocolate meio amargo picado
12 gemas
12 colheres (sopa)
de creme de leite
Miniovos de chocolate
Bata as claras em neve e adicione o açúcar. Bata mais até atingir ponto de suspiro. Reserve. Derreta o chocolate em banho-maria, mexendo com uma espátula. Reserve. Bata as gemas na batedeira até ficarem com cor amarelo-clara. Acrescente o creme de leite e o chocolate derretido, sem parar de bater. Depois de tudo bem misturado, retire da batedeira e junte o suspiro, misturando com uma espátula, com cuidado.
Montagem
Coloque um pouco de recheio sobre a massa gelada e recoloque a forma na geladeira. Reserve uma parte do recheio na geladeira para utilizá-lo depois, na decoração. De preferência, use somente no dia seguinte, quando estiver bem gelado. Para a decoração, ponha o restante da musse num saco de confeitar. Utilizando o bico liso ou pitanga, forme ninhos sobre a torta. Leve para gelar por mais duas horas. Retire a torta da forma, arrume num prato e disponha os ovinhos de chocolate sobre os ninhos de musse. Sirva em seguida.