Ninguém diria, olhando a arquiteta Ana Paula de Souza Carvalho, 31, 1,69 m, 53 kg, que a especialidade dela são os doces. "Gosto de fazer tortas e bolos, mas não sou uma devoradora de pratos."
Casada, mãe de um bebê de cinco meses, Ana Paula diz que a coisa de que mais gosta é chegar do escritório e "inventar" algo para o jantar. Considera uma "higiene mental". Acha melhor ainda quando não tem muita coisa na geladeira. "Ir ao supermercado e comprar os ingredientes para fazer um risoto de funghi não é vantagem nenhuma. Quero ver transformar arroz e alface em um prato", diz Ana Paula, que inaugurou seu caderno de receitas aos 13 anos, quando aprendeu a fazer os primeiros pratos com a mãe.
500g de carne moída
500g de abóbora madura
2 colheres (sopa) de pinholes
3 xícaras (chá) de arroz cozido
1 xícara (chá) de queijo branco em cubinhos
2 xícaras (chá) de banana nanica em rodelas
Alho
Cebola
Sal
Pimenta
Salsinha
Azeite
Canela em pó
Faça um refogado com alho, sal, cebola, pimenta, salsinha e a abóbora madura, juntando água até que a abóbora derreta e seque totalmente. Em outra panela, faça um refogado com a carne moída, juntando alho, cebola, salsinha, sal, pimenta e canela em pó a gosto. Acrescente os pinholes e a banana picada e reserve esse refogado. Monte o prato com a primeira camada de arroz, recheie com o refogado de abóbora e, por último, outra camada da mistura de arroz. Cubra com os cubinhos de queijo branco e leve ao forno por cinco minutos, para gratinar. Sirva com salada verde.
comentário
"Combinação ótima de ingredientes praticamente perfeitos. Já nasceu bom."
Sérgio Arno, chef e dono dos restaurantes Alimentare e Pasta Gialla
Publicado na Revista da Folha em 23/12/2001.