Crème brûlée significa "creme queimado".
250g de folhas de capim-santo picadas
100ml de leite
500ml de creme de leite fresco
8 unidades gemas
120g de açúcar
100g de açúcar para gratinar
Coloque no copo do liquidificador uma parte das folhas picadas junto com os 100 ml de leite. Bata aos poucos, no modo "pulse", até obter uma pasta mole. Coe, espremendo bem para retirar o máximo de líquido. Volte esse líquido ao liquidificador com mais um pouco do capim. Torne a coar e a espremer.
Proceda assim até bater todo o capim. No final, será obtido um líquido bem verde. Passe para uma panela e misture com o creme de leite. Leve ao fogo brando, mexendo sempre, até ferver. Deixe esfriar. Peneire as gemas, transfira para o liquidificador, junto com os 120 g de açúcar, e bata até ficarem bem claras e sem cheiro de ovos.
Junte as gemas batidas ao leite frio na panela e mexa até ficar bem homogêneo. Coloque a mistura em tigelinhas próprias para crème brûlée ou ramekins (8 cm de diâmetro) e leve ao forno em banho-maria (1500 C) por 30 minutos. Retire os ramekins do forno, deixe esfriar e refrigere.
Polvilhe açúcar na superfície de cada um e, com um maçarico, queime-o. Mantenha o aparelho um pouco distante, tomando cuidado para não queimar demais. Caso não tenha maçarico, derreta o açúcar na frigideira e derrame sobre os doces bem frios para que aconteça um choque térmico e o açúcar fique durinho.