por Mariana Sgarioni
Tendência antiga, que nasceu e foi crescendo com a acentuada migração deste século, a moda de fundir ingredientes e influências culinárias diferentes não se limita a países, incorpora também hemisférios. Prova disso é a abertura de restaurantes paulistanos que fazem sucesso mixando as cozinhas oriental e ocidental.
Em casa, porém é preciso ficar atento à harmonização dos ingredientes: um abuso de especiarias orientais acaba com o seu molho de tomate e uma mistura de ervas finas pode dominar o sabor de um tempero agridoce.
A Folha selecionou uma receita que soma diferentes sotaques e combina, com bom gosto, cozinhas de vários países - uma torta de maçãs italiana com a delicada massa folhada francesa.
1 maçã média
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de açúcar
1 pacote de massa folhada
1 pitada de canela
Numa frigideira, derreta a manteiga e junte o açúcar e a canela. Corte a maçã em cubos e passe-a na frigideira com a mistura por 10 min. Deixe esfriar. Abra a massa folhada e recheie com a maçã resfriada. Asse em fogo baixo por 10 min. Para decorar, coloque a torta no centro do prato, e, ao redor, distribua calda de baunilha e chocolate. Complete com uma folha de hortelã, cerejas e morangos e sirva com uma bola de sorvete de creme.
Receita do chef Gilson Argolo, do Vecchio Punto. Publicada na Revista da Folha em 13/08/2000.