por Mariana Sgarioni
Fáceis de preparar, os crepes podem se tornar uma alternativa simples e sofisticada na hora de pensar naquela sobremesa especial ou mesmo no lanchinho da tarde. Tudo vai depender do recheio _para isso, vale inventar moda e fugir dos tradicionais açúcar, manteiga e geléia.
O primo francês da nossa panqueca é versátil e permite recheios doces e salgados, desde que sua massa esteja no ponto. Por isso, ela não pode ficar nem muito dura nem muito líquida. Outra dica: não coloque açúcar na massa, pois dificulta o preparo na hora de virar na frigideira.
Quem dá as dicas é o chef francês Erick Jacquin, do Café Antiqüe, que elaborou três recheios diferentes para repaginar seus crepes. De quebra, ele ensina como preparar corretamente uma massa bem leve.
"Essa foi uma das primeiras receitas que aprendi a fazer, aos 7 anos de idade. Na França, os carrinhos de crepe nas ruas são quase tão comuns quanto os de cachorro-quente no Brasil. Um dos costumes de lá é comer crepes na terça-feira de Carnaval", conta.
250g de farinha de trigo
3 ovos
1 colher (sopa) de manteiga derretida
1 colher (sopa) de óleo
1 pitada de sal
1/2l de leite
1/2 copo (americano) de água
Recheios
Figo
2 figos
2 colheres de sopa de açúcar*
Meia colher de sopa de manteiga
Baunilha fresca
*sugestão de quantidade
Preparo:
Descasque os figos e corte-os pela metade. Aqueça o açúcar na manteiga e vá caramelizando os figos até formar uma calda. Recheie os crepes e guarde uma metade de figo para servir separado. Faça uma trouxinha com a massa e amarre com baunilha fresca.
Dica: Faça uma calda caramelizada de açúcar e morangos e jogue por cima.
Manga
1 manga média fatiada
4 colheres de sopa de açúcar*
Meia colher de sopa de manteiga
1 maracujá fresco
*sugestão de quantidade
Preparo
Aqueça metade do açúcar na manteiga e caramelize as fatias de manga até que fique uma calda. Recheie os crepes. Numa panela separada, cozinhe os maracujás cortados ao meio com o restante do açúcar. Ao restar uma calda, passe numa peneira e regue os crepes.
Dica
Sirva quente com sorvete de creme.
Foie gras
1 fatia de foie gras temperado com sal e pimenta
Meia cebola
1 cenoura fatiada
Tomilho
Louro
1 dente de alho
Meio litro de vinho tinto
1 colher de sopa de manteiga
Preparo:
Aqueça o foie gras numa frigideira. Jogue fora a gordura e recheie o crepe. Para fazer o molho, refogue a cebola, cenoura, tomilho, louro, alho. Jogue o vinho tinto e deixe reduzir bastante (cerca de 70%). Adicione a manteiga e passe o molho numa peneira.
Dica: Aromatize a massa desse crepe com ervas frescas, curry ou açafrão.
Box
Também valem a pena...
* Derreta uma barra de chocolate meio amargo em banho-maria.
* Aqueça um pedaço de goiabada cascão.
* Queijos fundidos tipo gruyère ou emmenthal.
* Manteiga aromatizada. É só misturar bem manteiga sem sal em temperatura ambiente, sálvia bem picada e meia colher de azeite. Tempere com sal, noz- moscada e pimenta moída na hora. Quer variar? Troque a sálvia por alecrim, hortelã, manjericão, tomate seco etc.
* Creme básico de confeiteiro. Ferva um litro de leite com 250 g de açúcar e vá misturando 4 ovos inteiros e 90 g de maisena, mexendo sempre. Quando tudo ferver, você pode juntar café, chocolate, baunilha ou o que a sua imaginação puder inventar...
Publicado na Revista da Folha em 23/07/2000.