Por Mariana Sgarioni
Elas acreditam que uma simples ervinha, uma colher com o cabo diferente, o jeito de misturar e, principalmente, seu estado de humor são capazes de afetar diretamente o resultado final de uma receita. E mais: essas mulheres consideram a cozinha uma verdadeira oficina de criação, terapia e, por que não dizer, de magia.
Márcia Frazão, autora do livro "A Panela de Afrodite" e "bruxa assumida", ensina que o mais importante é a integração com os ingredientes, que têm de estar sempre frescos, e o pensamento. "É preciso sempre refletir sobre aquilo que se pretende alcançar ao fazer a comida", diz.
A banqueteira Stella Matoso garante que o "feitiço" dá certo e preparou três receitas "mágicas" de Márcia Frazão para a edição de hoje.
225g de pétalas de rosa
6 xícaras de açúcar granulado
4 xícaras de água pura de fonte ou mineral
4 colheres (sopa) de suco de limão
Em uma panela, coloque a água e as pétalas de rosa inteiras. Deixe ferver em fogo moderado até que as folhas tenham perdido parte da cor. Adicione o açúcar e deixe ferver por mais ou menos uma hora. Acrescente o suco de limão e deixe por mais 15 minutos. Quando a mistura alcançar o ponto de geleia, retire do fogo e transfira para um vidro previamente esterilizado. Deixe esfriar e tampe. Guarde na geladeira. Sirva no lanche, acompanhada de biscoitos ou bolos.
Publicado na Revista da Folha em 30/07/2000.