Por Mariana Sgarioni
Toda dona-de-casa já fez ou pelo menos já ouviu falar nos tradicionais ovos nevados. O que nem todo mundo sabe é que eles ganham um toque de glamour quando transportados para a França: lá, a sobremesa é conhecida como "îles flottantes" (ilhas flutuantes). De fato, enquanto estão sendo preparados e, mesmo depois de prontos, os ovos ficam boiando na calda e acabam fazendo jus à idéia de uma ilha. Quem dá a receita das ilhas daqui é o confeiteiro mineiro Pedro da Silva Camargos.
4 ovos
100g de açúcar
1/4 limão (raspas)
- Para a calda de caramelo:
100g de açúcar
50ml de água
- Para a calda de manga:
1 manga média
100ml de água
50g de açúcar
- Para a calda de papaia
100ml de água
50g de açúcar
1/2 limão (suco)
Leve as claras e o açúcar ao fogo baixo mexendo com batedor por cerca de dois minutos, até que o açúcar derreta. Retire e bata a mistura na batedeira até dar o ponto de claras em neve. Enquanto isso, aqueça uma vasilha com água em banho-maria. Molde as ilhas com a ajuda de um saco de confeiteiro (pode ser uma concha ou uma colher de sopa). Jogue as ilhas na água quente (elas vão boiar) e vá banhando-as com a água até cozinhar (cerca de dois minutos). Retire e coloque em uma vasilha à parte.
Jogue a calda de caramelo por cima.
Para fazer a calda de frutas, bata os ingredientes no liquidificador e passe em uma peneira. Usea-as para decorar a sobremesa.