por Mariana Sgarioni
A maçã é uma das frutas mais usadas na culinária de doces franceses. Os pedaços de "tartes aux pommes" (tortas de maçã) são quase tão comuns nas padarias da França quanto os brigadeiros para nós.
A mais tradicional torta de maçã francesa é a "Tarte Tatin". Inventada pelas irmãs Tatin no início do século, o doce foi servido oficialmente pela primeira vez no refinado restaurante parisiense Maxim's e, até hoje, é uma das especialidades da casa.
Quem oferece a receita de hoje é a doceira Maria Helena Serrano, da Fábrica de Doces Quinto Pecado, uma mestre em doces europeus. A dica é servir a torta quente com sorvete de creme. "Use sempre as maçãs verdes, que são as mais azedinhas. Assim, a torta não fica tão doce. E nunca troque a manteiga pela margarina", aconselha.
1 1/4kg de maçãs verdes (ou 15 maçãs médias)
120g de manteiga
270g de açúcar
200g de massa folheada congelada
Lave as maçãs, retire o centro onde ficam as sementes, descasque e separe.
Em uma frigideira, leve ao fogo a manteiga, o açúcar e vá mexendo até ficar como um caramelo (aproximadamente dez minutos).
Coloque as maçãs sobre o caramelo e vá fritando. Deixe cozinhar em fogo médio por 15 minutos. Tome cuidado para que as maçãs não queimem ou desmanchem.
Em uma fôrma de fundo removível, coloque as maçãs como estavam na frigideira. Abra a massa folheada e espalhe-a sobre as maçãs. Leve a torta ao forno quente e asse até a massa dourar. Quando estiver pronta, vire a torta ainda quente em um prato. Sirva quente acompanhada com sorvete de creme.
Experimente também...
Publicado na Revista da Folha em 26/03/2000.