Conheça receita caipira de arroz com suã:
1 suã (espinha dorsal do porco) carnuda, cortada em pedaços
2 colheres (sopa) de alho socado no pilão
2 colheres (sopa) de vinagre
Sal e pimenta-do-reino a gosto
3 colheres (sopa) de óleo
1kg de arroz lavado
Cebolinha picada a gosto
Água quente o quanto baste
De véspera, lave a suã e tempere-a com alho, vinagre, sal e pimenta-do-reino a gosto. No dia seguinte, em uma panela grossa, aqueça o óleo e frite os pedaços de suã. Refogue bem, deixando a carne dourar até formar uma crosta escura no fundo da panela -é ela que vai dar sabor e cor característicos do prato. Aos poucos, adicione água
quente à panela, raspando o fundo com uma colher de forma que a crosta se dilua e dê cor à água. Quando a suã estiver macia, coloque o arroz, acerte o sal e refogue-o bem, para que ele também adquira cor. Volte a pôr água quente aos poucos até o arroz cozinhar sem, contudo, ficar totalmente seco. Adicione a cebolinha picada, misture com um garfo e sirva. Não faça a receita com antecedência, pois o arroz fica melhor se servido bem quente e úmido.
Dica:
A carne de suã, tipicamente caipira, pertence à espinha dorsal do porco, alojada na parte inferior do lombo. Caso prefira, ponha galinha caipira no lugar. Neste caso, deixe-a cozinhar até ficar macia antes de acrescentar o arroz. Para uma opção ainda mais rústica, troque o arroz por quirera de milho. Mas deixe-a de molho de um dia para o outro antes de usá-la.
Publicado na Folha.com em 17/09/2007.