Confira receita do livro "Francesa" preparada com batatas. Este volume traz cassoulets, quiches, panquecas e muitos outros. São dicas para escolher o prato mais apropriado para a ocasião e fotos que mostram detalhadamente a preparação. Faz parte da série "Culinária Ilustrada Passo a Passo".
*
Batata Gratinada
Nesta receita saborosa, as batatas são cozidas primeiramente no leite, para perder o amargor, e depois no creme de leite; finalmente, são cobertas com queijo Gruyère ralado, para dourar no forno. Uma delícia!
Utensílios: cortador de legumes ou facão, tigelas, ralador de noz moscada, faca pequena, descascador de legumes, batedor, pincel de cozinha, colher de pau, escorredor, travessa refratária (1,5 litro), panela média, ralador de queijo, papel-toalha e tábua
750g batata
600ml ou 2 xíc. e 1/2 (chá) de leite
noz-moscada ralada na hora
sal e pimenta
300ml ou ou 1 e 1/3 xíc. (chá) de creme de leite
45g ou 1/2 xíc. (chá) de queijo Gruyère
1 dente de alho
manteiga derretida para untar a travessa
Prepare as batatas
O preparo do prato e o gratinado
Ao servir: Sirva as batatas gratinadas quentes diretamente da travessa refratária.
As batatas gratinadas são um excelente acompanhamento para carnes grelhadas ou assadas
Dicas da autora:
"Aconselha-se usar batatas próprias para assar neste prato gratinado."
"Depois de cozido, o creme deve ficar levemente espesso, devido ao amido das batatas."
Para ganhar tempo: O prato pode ser montado com 1 dia de antecedência, e conservado, coberto, na geladeira. Gratine na hora de servir.
V A R I A Ç Ã O
Cenoura gratinada (Gratin de racines d'hiver)
As cenouras substituem a metade das batatas nesta receita, mas você pode usar outras raízes, como mandioquinha, cará ou nabo. As fatias de cenoura podem ser arranjadas em camadas alternadas com as de batatas.