Uma das características mais marcantes da culinária oriental, especialmente a japonesa, é o arroz úmido. Principalmente pelo fato de não se utilizar talheres, mas sim os hashis, é muito mais fácil comê-lo dessa forma.
Para conseguir o ponto correto há diversas formas. Cozinhar arroz, aliás, é algo que varia muito de acordo com o gosto e o costume do cozinheiro.
Quem não tem as panelas elétricas, ideais para fazer o arroz japonês sem trabalho, é possível adaptar o preparo. "Sabores do Oriente" , livro que traz receitas de países como Japão e Vietnã, não poderia deixar de ter este prato.
Kunio Tokuoka explica que a altura da panela é importante, além de abafar os grãs ainda úmidos e antes de colocar no fogo.
Veja como fazer um arroz no estilo japonês:
*
Arroz perfeito, do jeito japonês
Kome no takikata
Ao fazer a pergunta "como se cozinha arroz?", devemos estar preparados para muitas respostas, pois existem várias maneiras de prepará-lo. Por um lado, trata-se de um prato simples; por outro, requer muita habilidade e arte. Nesta receita, Kunio Tokuoka revela seu método para obter a tigela perfeita de arroz úmido e fofinho.
3 xícaras de arroz polido de grão curto ou médio
3 xícaras mais 3 colheres (sopa) de água