Variação: arroz com brócolis.
Faça a receita acima sem usar os brotos de bambu nem o molho de feijão.
No fim, adicione 250 g de arroz jasmine cozido e aqueça bem. Retire do fogo, junte ¼ de colher (chá) de óleo de gergelim e mexa bem.
Preparar legumes pode ser uma tarefa um tanto quanto difícil. Apesar de saudável, comer sempre o mesmo prato pode tornar a refeição desinteressante. Fritá-los ou fazer maiores modificações pode tirar os nutrientes que oferecem.
Uma boa opção é utilizar um wok para cozinhar. A frigideira originária da China permite variar o preparo dos ingredientes sem perder as propriedades nutritivas. Seu formato cozinha rapidamente o alimento, o que conserva melhor as características originais.
Cozinhar com o wok pode ser uma tarefa complexa no início. Para isso, o livro "200 Receitas Perfeitas para Fazer na Wok" selecionou pratos que variam o grau de dificuldade e podem ser preparados por qualquer cozinheiro.
Os ingredientes são os mais variados, utilizando saquê e molho de ostra como tempero, e as receitas podem ser fritas, cozidas ou refogadas.
2 colheres (sopa) de óleo de amendoim
1 colher (chá) de gengibre picado
2 dentes de alho em fatias finas
1/2 colher (chá) de sal
200g de brotos de bambu fatiados
300g de brócolis
1 colher (sopa) de shoyu
3 colheres (sopa) de saquê culinário
4 colheres (sopa) de água
Aqueça o óleo na wok em fogo alto, até ficar bem quente. Frite o gengibre, o alho e o sal por 30 segundos. Adicione os brotos de bambu, o brócolis e cozinhe por mais 2 minutos.
Acrescente o shoyu, deixe por 1 minuto e junte o saquê e a água. Continue refogando, até os legumes ficarem bem cobertos pelo molho. Sirva com arroz, se desejar.