Sem carboidratos
Para reduzir o carboidrato, a nutricionista Flávia Bulgarelli sugere a troca do arroz normal pelo integral. Para cortar de vez os carboidratos, a nutróloga Ellen Simone de Paiva acredita que é melhor mudar o prato para uma salada verde com três tipos de alface (manteiga, americana e roxa), radiquio ("parece repolho vermelho, tem tudo a ver com o Natal e fica bonito na ceia"), palmito fresco desfiado e tomate seco. "Pedaços de alho fritos, secos depois no papel toalha, podem fazer o papel dos croutons proibidos nessa dieta", afirma. Regue com azeite extravirgem, limão e sal a gosto.
Sem gordura
Usar arroz parboilizado é a sugestão da nutricionista Ellen Simone de Paiva. "A vantagem é que ele pode ser cozido direto, sem refogar. Assim não é preciso usar o óleo de milho", afirma.
2 xícaras (chá) de arroz branco tipo 1
2 unidades cenouras grandes cortadas em cubos
1/4 de cebola picada a gosto
2 colheres (sopa) de óleo de milho
1 lata de ervilha em conserva
1 lata de milho em conserva
200g de vagem cortadas em pedacinhos de 1 cm
1/2 unidade cabeça de brócolis japonês
1/2 unidade cabeça de couve-flor
2 colheres (sopa) de salsinha picada
sal e pimenta-do-reino a gosto a gosto
Lave o arroz. Aqueça o óleo e frite a cebola e, em seguida, o arroz. Adicione a água e o sal e deixe ferver em fogo baixo. Corte o brócolis e a couve-flor em floretes. Em um caldeirão, ferva água, coloque sal e cozinhe a couve-flor até que fique macia. Com uma escumadeira, retire a couve da água e coloque o brócolis. Repita a operação com a vagem e com a cenoura. Despeje o arroz em uma tigela, adicione os demais ingredientes e enforme em uma forma para pudim. Vire-o sobre um prato e retire a fôrma.