Tempero milenar
RITA LOBO
O alho desperta amor e ódio desde o Egito antigo. Imagine quanta força e energia os escravos no Egito antigo precisavam ter para construir pirâmides e satisfazer os desejos de Cleópatra.
E você, sabe qual alimento estava presente em todas as suas refeições? Alho! Resfriados foram curados, corações foram fortalecidos e quantos foram os pratos que tinham tudo para ter gosto de nada e com um, apenas um, dente de alho ganharam um sabor delicioso? Mesmo assim, tem gente que não pode nem sequer ouvir falar nele.
É verdade que seus óleos essenciais penetram nas mãos ou na própria língua, afetando o cheiro da pele e o hálito. Mas, para nós que adoramos o alho, o problema é estar com alguém que não o aprecie. Devo admitir, porém, que o contrário deve ser muito pior.
A boa notícia é que o cheiro de alho nas mãos realmente sai ao esfregá-las contra uma superfície de aço inox, de preferência uma pia. Já a língua...
Como escolher?
O ideal é comprar as cabeças de alho avulsas que estejam bem firmes. Para testá-las, basta apertar a cabeça com força nas mãos. Evite as que estejam com a pele úmida e, logicamente, as banguelas. Nunca compre alho que esteja no setor de alimentos refrigerados.
Em casa, o alho deve ser armazenado separado de outros alimentos e, se possível, em um lugar fresco e escuro. A durabilidade é de cerca de oito semanas e, depois de aberto (não-descascado), cada dente deve ser usado em 15 dias.
Evite comprar alho desidratado, em flocos ou em pó. Fresco, além de proporcionar o melhor sabor, é mais barato.
Como descascar?
Para receitas que pedem o dente de alho inteiro, a melhor maneira é cortar as duas pontas, ficando mais fácil retirar a pele. Se ele for picado, posicione o dente na superfície de trabalho, coloque a faca de "chef" por cima com a lâmina virada para o lado e dê um soquinho. A pele se separa da polpa, que pode então ser picada.
Alguns dentes de alho apresentam uma espécie de coração, muito amargo, que não deve ser ingerido. Para retirar essa parte verde, corte o alho em duas partes e, com a ponta da faca, puxe o miolinho.
2 cabeças de alho (escolha as maiores)
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino a gosto
6 fatias de pão de forma, sem casca
Corte um terço da parte de cima da cabeça inteira e coloque a parte de baixo em um pirex pequeno. Regue com o azeite e tempere com sal e pimenta. Cubra com papel alumínio e leve ao forno quente por 40 minutos.
Corte as fatias em x, formando quatro triângulos. Alguns minutos antes de retirar o alho do forno, coloque o pão em uma assadeira e leve ao forno para torrar. Em um prato, coloque as cabeças de alho no centro e arrume as torradinhas ao redor. Os dentes do alho devem estar cremosos e, espalhados nas torradas, fazem um aperitivo delicioso.