por Vânia Lobo
Festa de final de ano é quase sempre sinônimo de comida para um batalhão de parentes, amigos e agregados. Nessas horas, nada melhor que apostar em pratos que dêem sustança, como diriam nossas avós. Para aplicar o raciocínio às saladas (sem apelar à batida maionese), experimente optar por três grãos pouco óbvios: o arroz selvagem (originário de zonas alagadas dos EUA e do Canadá), a quinua (do altiplano boliviano) e o cuscuz marroquino. Em comum, eles têm o alto valor energético, o sabor exótico e estão na moda, tanto na gastronomia como entre os apreciadores de uma vida saudável. Confira a receita de arroz selvagem com cevadinha e aveia em grãos:
1 xícara (chá) de arroz selvagem (170 g)
1/2 xícara (chá) de aveia em grãos (90 g)
1/2 xícara (chá) de cevadinha (100 g)
Sal grosso a gosto
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de cenoura em cubinhos
3 colheres (sopa) de abobrinha em cubinhos
3 colheres (sopa) de alho-poró em cubinhos
1 limão (só os gomos, sem casca e bagaço) em cubinhos
2 colheres (sopa) de ciboulette picada
1 pacote de rúcula selvagem
1 caixinha de minitomates-pêra bem maduros
Sal, pimenta-do-reino, azeite e suco de limão a gosto
Separadamente, coloque o arroz selvagem e a aveia em água fervente com sal grosso e cozinhe em fogo médio por aproximadamente 15 minutos ou até ficar al dente (cozido, mas firme). Proceda da mesma forma com a cevadinha, cozinhando-a por 20 minutos. Escorra os grãos e deixe esfriar.
Aqueça o azeite em uma panela e refogue em fogo brando a cenoura, a abobrinha e o alho-poró por 1 minuto, mexendo sempre. Transfira para uma tigela e espere esfriar. Acrescente os grãos frios, misture bem e junte os cubinhos de limão e a ciboulette. Prove o sabor e adicione pimenta-do-reino e um pouco de suco de limão, se desejar.
Num prato grande e raso, arrume as folhas de rúcula e os tomatinhos cortados em quatro. Tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora, suco de limão e um fio de azeite. Disponha os grãos no centro da travessa e sirva em seguida.
Publicado na Revista da Folha em 04/12/2005.