
por Vânia Lobo
Um cuscuz marroquino simples já é delicioso. Quando combinado a molhos ricos, vegetais variados, sabores adocicados, carnes densas e especiarias, transforma-se em pratos com jeito de pequenos banquetes. Esta iguaria, também denominada sêmola de trigo de grão duro, é muito popular no Marrocos, na Argélia e na Tunísia, trio de países norte-africanos conhecidos como Magreb, predominantemente ocupados por árabes e berberes.
O chef Cabral Filho selecionou para a Revista da Folha uma receita que aproveita o cuscuz em uma salada, enriquecida com queijo de cabra e aroma de especiarias exóticas.
130g de cuscuz marroquino de grão médio pré-cozido
80ml de água fervente
1 colher (sopa) cheia de manteiga
Sal e pimenta-do-reino a gosto
8 tomates-cereja
1/2 pepino japonês picado, sem casca e sementes
1 maço pequeno de hortelã picada
1 1/2 colheres (café) de pimenta-síria
1 limão (suco)
6 colheres (sopa) de azeite extravirgem
1/2 maço de espinafre
80g de torradas de pão sírio
Em uma frigideira em fogo alto, salteie o cuscuz até dourá-lo. Coloque em uma tigela, adicione a água fervente, a manteiga, o sal e a pimenta. Abafe com um pano ou uma tampa e deixe por 15 minutos. Misture aos demais ingredientes com um garfo e leve para resfriar na geladeira durante 20 minutos. Separe e lave as folhas de espinafre e reserve, junto com as torradas de pão sírio, para a montagem da salada.
Molho
- 40 g de queijo feta
- 50 ml de azeite extravirgem
- 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
- 1/2 colher (chá) de sumak
- 1/2 colher (chá) de açúcar
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até homogeneizar. Montagem Coloque o cuscuz no centro de um prato, arrume as torradas de pão sírio sobre ele e, em volta, decore com o espinafre. Por fim, derrame o molho por cima das folhas e sirva.
Dica:
Especiaria turca com sabor cítrico, parecido com o do limão.
Publicado na Revista da Folha em 12/09/2004.