MARIANA SGARIONI
Tendência antiga, que nasceu e foi crescendo com a acentuada migração deste século, a moda de fundir ingredientes e influências culinárias diferentes não se limita a países, incorpora também hemisférios. A nossa tradicional carne-seca é apontada por críticos como um dos melhores exemplos da fusão culinária.
1kg de carne seca
200g de manteiga
200ml de vinho branco
90g de uvas passas
300g de arroz selvagem
150g de arroz parboilizado
100g de batata palha
200g de bacon picado e frito
2 unidades cebolas
1 unidade alho-poró
2 unidades cenouras
1 unidade abobrinha
pimenta-do-reino e sal a gosto
1 unidade amarrado de salsa, louro e cebolinha
Deixe a carne seca de molho desde a véspera, trocando de água pelo menos três vezes antes de levar ao fogo. Numa panela de fundo espesso, cozinhe a carne com uma cebola, a parte verde do alho-poró, uma cenoura e o amarrado. Quando a carne estiver macia. Retire e reserve.
Cozinhe o arroz selvagem em um litro e meio de água durante 45 min, escorra a água restante, misture com 100 g de manteiga, abafe e reserve. Prepare o arroz branco como de costume.
Reserve o restante da cenoura, a parte branca do alho-poró, a abobrinha em bastonetes bem fininhos (à juliana) e reserve.
Desfie a carne seca e, na mesma panela, refogue uma cebola picada no restante da manteiga. Adicione a carne desfiada, as uvas passas, a juliana de legumes, o bacon, o vinho branco e refogue em fogo brando por cerca de 10 min. Junte a batata palha, ajuste os temperos e sirva.