por Giuliana Bastos
Por necessidade ou comodidade, a maioria dos paulistanos almoça fora de casa, e o velho hábito de "comer de marmita" tem cada vez menos apelo. O que é uma pena: preparada com capricho, a comida caseira pode ser tão saborosa quanto a de bons restaurantes, com a vantagem de que você sabe exatamente o que está comendo. A nutricionista Cynthia Antonaccio, dona do restaurante Equilibrium, elaborou uma opção que pode ser consumida quente ou fria.
6 folhas de alface americana
8 tomates-cereja cortados ao meio
4 colheres (sopa) de grão-de-bico cozido
2 colheres (sopa) de ervilha
2 colheres (sopa) de trigo em grão cozido e escorrido
2 colheres (sopa) de milho verde
1/2 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manjericão picado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Coloque o trigo em grãos com duas xícaras de água no microondas por 6 minutos e escorra bem. Em uma vasilha, faça uma base com a alface rasgada. Misture, à parte, os tomatinhos, o grão-de-bico, a ervilha, o trigo em grão e o milho. Misture o suco de limão, o manjericão, o azeite e tempere a salada.
Publicada na Revista da Folha em 27/07/2003.