
por Giuliana Bastos
Durante grande parte da Idade Média, mercadores vindos da Ásia, do Oriente Médio e da África vendiam suas especiarias num conjunto de pequenas ilhas do mar Adriático, chamado Veneza. O vaivém que tornou a culinária da cidade italiana uma das mais ricas do país está descrito com detalhes, receitas e muita história no livro "Veneza, o Encontro do Oriente com o Ocidente", da historiadora Fernanda de Camargo-Moro (ed. Record, 361 págs., R$ 36). O chef David Jobert adaptou uma dessas receitas a pedido da Revista da Folha.
480g de fígado de galinha (dica 1)
40ml de vinho Recioto (dica 2)
200g de salada variada
Sal, pimenta-do-reino, cominho e curry em pó a gosto
200g de maçãs descascadas, sem sementes e em cubos
200g de pêras descascadas, sem sementes e em cubos
300g de açúcar
1/2 colher (sopa) de mostarda L'ancienne ou de Dijon
1/2 xícara de vinho branco (para o vinagrete)
1 xícara de azeite extravirgem
Vinagrete de mostarda
Coloque as maçãs em uma tigela e as pêras em outra, despeje metade do total do açúcar em cada uma, cubra-as e guarde na geladeira. No dia seguinte, cozinhe as frutas com suas respectivas caldas em panelas separadas, em banho-maria, por 15 minutos. Separe caldas e frutas e coloque-as juntas em duas vasilhas refratárias para esfriarem. Misture tudo, tempere com sal e pimenta e adicione a mostarda dissolvida no vinho branco morno. Mexa bem e acrescente o azeite. Acerte o tempero.
Montagem
Grelhe o fígado e flambe com o vinho Recioto. Coloque no centro de um prato a salada temperada com a vinagrete veneziana e o fígado. Decore a borda do prato com os cubos de pêra, maçã e com um pouco de especiarias, como cominho e curry em pó.
Dicas:
Publicado na Revista da Folha em 27/04/2003.