por Giuliana Bastos
Se você é daqueles que acha que mel é remédio para garganta ou coisa de gente natureba, está na hora de abrir seus horizontes. Usado desde a mais remota Antiguidade, ele vai bem com queijos, molhos de saladas e para dar um sabor diferente a alguns pratos. É bom lembrar que há vários tipos de mel, dependendo da flor de onde foi tirado o néctar.
Segundo a chef Stela Krempel, do restaurante Rosmarino, os mais leves, como o de laranjeira, vão bem com ingredientes crus ou de sabor muito acentuado. Os mais fortes, como o de eucalipto, vão bem em doces. Nas receitas em que ele é aquecido ou misturado, pode-se optar pelos dois tipos. Confira uma sugestão preparada pela chef.
1 queijo brie ou camembert, redondo e pequeno, com a casca intacta
1 colher (sopa) de mel de laranjeira (dica)
3 tomates-cereja
3 cenouras baby
Folhas frescas de alface americana, rúcula e radicchio
Lascas de amêndoas tostadas
Tempero ou molho básico para salada
Monte a salada no prato em que será servida, arrumando as folhas em volta e deixando o centro livre para colocar o queijo. Corte os tomates e as cenouras ao meio e disponha sobre as folhas. Leve o queijo ao microondas por menos de um minuto ou até ficar aquecido e macio e coloque no meio da salada. Regue tudo com o mel, especialmente o brie. Distribua as amêndoas sobre a salada e sirva acompanhada de um galheteiro ou molho básico.
Dica:
Claro e de sabor suave, é o mais indicado para essa receita. Use bisnaga ou porta-mel, para garantir uma distribuição homogênea por toda a salada.
Publicado na Revista da Folha em 10/03/2002.