Cozinha afegã é leve e perfumada
ÁLVARO PEREIRA JÚNIOR
Uma composição perfumada, entre os sabores pungentes dos pratos indianos e o frescor da culinária do Oriente Médio. Assim é a cozinha do Afeganistão.
1/2kg de carneiro sem gordura
1 pedaço de 5 cm de gengibre
1/2 colher (chá) de pimenta vermelha em pó
1/2 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de cravo moído
1/2 colher (chá) de semente de cardamomo moido
1 colher (chá) de cúrcuma
1 xícara de iogurte natural
2 unidades cebolas
4 unidades batatas
3 xícaras de arroz
óleo para fritar a gosto
sal a gosto
1/2 colher (chá) de açafrão diluído em uma colher de sopa de água
3 colheres de manteiga derretida
Corte o carneiro em pedaços e rale o gengibre. Ponha o carneiro em um recipiente com todas as especiarias e o iogurte. Misture bem e deixe três horas marinando. Corte a cebola em tiras finas. Corte as batatas ao meio.
Lave bem o arroz e deixe de molho na água por 30 minutos. Frite a cebola até dourar. Em separado, frite as batatas com sal. Cozinhe o arroz até ficar quase pronto e separe. Em uma panela de pressão, frite bem o carneiro por cerca de cinco minutos.
Junte uma xícara de água quente, tampe a panela de pressão e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos ou até ficar cozido. Em outra panela, ponha óleo e três quartos do arroz. Em cima, coloque o carneiro. Depois, empilhe em camadas as batatas, as cebolas fritas e o restante do arroz.
Jogue o açafrão e três colheres de manteiga derretida. Tampe a panela com papel alumínio e leve ao forno por 45 minutos a uma hora. Retire e misture tudo.