por Mariana Sgarioni
Responda rápido: você provaria com prazer qualquer um desses pratos se soubesse que os ingredientes principais são almeirão e quiabo? Antes de torcer o nariz, é melhor experimentar ou você corre o risco de se arrepender depois.
O chef Alex Atala é um fã confesso de legumes que causam arrepios na maioria das pessoas. "Todos os alimentos que têm personalidade são polêmicos. Uns adoram, outros odeiam. A solução não é excluí-los dos cardápios, muito pelo contrário: é trabalhar com técnica e parcimônia, equilibrando sabores fortes de forma leve", diz.
Um dos truques para acostumar as pessoas ao quiabo, por exemplo, é prepará-lo frito, em vez de cozido. Dessa forma, ele não fica com a baba aparente Äque causa um efeito psicológico muitas vezes devastador.
Veja a sugestão do chef para acabar com a maldição que pesa sobre esses legumes.
1 maço de almeirão
3 palmitos pupunha
50g de bacon
5 quiabos cortados de comprido, em quatro partes
12 cogumelos de Paris
8 camarões grandes
Disponha num prato uma base de folhas de almeirão e fatias de pupunha intercaladas em forma de uma rosa e reserve. Numa frigideira, doure o bacon picadinho, acrescentando o quiabo, o cogumelo e os camarões. Refogue rapidamente por dois a três minutos. Coloque sobre a base de folhas e tempere com um vinagrete feito com quatro partes de azeite para uma de limão e sal a gosto.