Por Mariana Sgarioni
Comer flores pode parecer mais bonito aos olhos do que ao paladar, mas a curiosidade de experimentar um prato todo colorido com rosas ou amores-perfeitos é tentador. E, ao contrário do que se pensa, o sabor das flores não é tão exótico assim: algumas delas lembram o gosto de verduras comuns, como o agrião, e não fazem feio se servidas numa salada crua.
Os chefs André Servá, Léo Filho, Jenival Santos e Avelino Silva, do Maksoud Plaza, elaboraram um cardápio completo usando as flores da estação. O resultado são pratos leves, coloridos, e, como não poderia deixar de ser, perfumados.
Para incentivar que as flores não sejam mais deixadas no cantinho do prato, os chefs indicaram uma receita que promete impressionar não só pelo visual como também pelo sabor: uma salada de flores, que pode ser servida como entrada. Nesses pratos, as flores deixam de ser só o enfeite e se tornam as estrelas principais.
5 flores de capuzin
5 flores de amor-perfeito
4 folhas de alface crespa roxa
1 colher (café) de essência de flor de laranja
2 colheres (sopa) de azeite
1/4 de um limão (suco)
Sal e pimenta a gosto
Salada (capuzin, amor-perfeito, alface crespa)
Em um prato raso, disponha as folhas de alface abertas. Sobre elas, acrescente as flores previamente lavadas.
Molho
Bata lentamente a essência e o azeite. Acrescente o suco de limão e tempere. Regue sobre a salada somente na hora de servir.
Publicado na Revista da Folha em 03/10/1999.