Saiba como preparar a receita de maionese de legumes, publicada na Folha.com em 15/12/2005.
1 cenoura grande cortada em cubos
1 lata de milho em conserva
1 lata de ervilha em conserva
300g de maionese
1/2 cebola picada
2 ovos cozidos cortados em oito partes
100g de azeitonas pretas sem caroço picadas
100g de vagens cortadas em cubinhos
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1 pitada de sal e pimenta-do-reino a gosto
Como fazer:
Cozinhe os legumes separadamente em água fervendo. Escorra a água, misture com a maionese e os demais ingredientes. Tempere com sal e pimenta. Leve à geladeira e deixe descansar por duas horas. Acondicione em uma travessa, decorada com a salsinha e os ovos cozidos.
SEM CARBOIDRATOS
Como não é possível usar batatas, a idéia da nutricionista Ellen Simone Paiva é substituí-las por nozes e abobrinha fatiada. "A abobrinha deve estar quase crua, não pode ser mole. Tire o miolo, corte em palitinhos e passe na água fervente. Ela fica al dente", diz. Outra opção, indicada pela nutricionista Flávia Bulgarelli, é usar palmito no lugar da batata.
SEM GORDURA
Maionese? Só se for light. Mesmo assim os especialistas sugerem outras opções para a salada não ficar sem graça e seca. A nutricionista Camila Gracia sugere a troca por uma salada verde ou substituir a maionese tradicional por duas colheres de sopa de maionese light misturadas com duas de creme de leite light. A nutróloga Ellen Simone de Paiva prefere a mistura de iogurte desnatado de consistência firme batido com queijo cottage. "Para cada meio copo de iogurte, duas colheres (sopa) de queijo. É só bater até ter consistência de maionese. O nutrólogo Edson Credídio também indica o iogurte desnatado, mas misturado com limão e cheiro-verde.
Existem duas receitas leves de maionese utilizadas por vegetarianos que não comem ovos, mas que também pode ser usadas para quem quer reduzir o nível de colesterol. Uma é feita com tofu e outra com cenoura, e ambas podem ser utilizadas na receita original. A dica é do nutricionista George Guimarães.